O hormônio tiroestimulante, ou TSH, é um hormônio produzido pela hipófise (ou glândula pituitária, localizada na base do cérebro). Este hormônio estimula a tiroide a produzir os hormônios T3 e T4, que regulam o metabolismo, a temperatura corporal e o funcionamento de vários órgãos.
Continue a leitura para saber melhor o que é o TSH, os principais sintomas associados a alterações nos níveis desse hormônio e detalhes sobre o exame.
A hipófise, glândula localizada na base do cérebro, produz o TSH, que por sua vez estimula a produção dos hormônios T3 (ou tri-iodotironina) e T4 (tetraiodotironina ou tiroxina) pela tiroide, glândula localizada na frente da laringe e que tem formato de borboleta.
Os hormônios T3 e T4 regulam o metabolismo, a temperatura corporal e o funcionamento de vários órgãos.
Pessoas que não possuem história de doença tiroidiana e fazem uso de medicações que podem alterar os níveis de TSH, assim como naquelas com diagnóstico de hipotireoidismo (diminuição dos hormônios da tiroide), que utilizam levotiroxina e não observam o jejum de 30 minutos após a ingestão da levotiroxina.
Um nível elevado de TSH indica que a glândula tiroide não está produzindo hormônio tiroidiano suficiente (hipotiroidismo). Depressão, intestino preso, menstruação irregular, sonolência excessiva, ganho de peso e outros sinais e sintomas fazem parte do hipotireoidismo.
Quando o nível de TSH está baixo, geralmente indica que a tiroide está produzindo hormônio tiroidiano em excesso (hipertiroidismo). Fazem parte do seu quadro clínico: palpitação/taquicardia, perda de peso, irritabilidade, diarreia, perda de apetite, entre outros.
Na maioria dos indivíduos saudáveis, um valor normal de TSH significa que a tiroide está funcionando adequadamente.
A indicação para a avaliação dos níveis de TSH é médica e a conduta a ser tomada irá depender de vários fatores.
As alterações no TSH podem servir como um “sistema de alerta precoce” – muitas vezes ocorrendo antes que o nível real de hormônios da tiroide no corpo fique muito alto ou muito baixo.
O exame de TSH é simples e envolve a coleta de uma amostra de sangue. O jejum não é necessário jejum, mas informe ao médico sobre qualquer medicação em uso, pois pode influenciar nos resultados.
O exame de TSH pode ser realizado no Centro de Patologia Clínica, laboratório integrante do prestigiado Grupo Fleury, referência em soluções de saúde no Brasil. Oferecemos diagnósticos com excelência técnica e ética, garantindo atendimento de alta qualidade para resultados precisos e confiáveis. Para saber sobre o atendimento móvel e mais informações sobre seu exame, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (55) 844004-3220. Converse sempre com seu médico.