+ Notícias

Vacine-se contra a Gripe no Centro de Patologia

O Centro de Patologia Clínica disponibiliza a vacina quadrivalente contra a gripe, que protege contra quatro diferentes tipos de vírus influenza, incluindo a cepa H3N2 Darwin.

A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus influenza. Altamente contagiosa, é facilmente transmitida de pessoa para pessoa.

Mais do que nunca, vivemos um momento de valorizar a nossa saúde e antecipar ações que ajudem a preservar o nosso bem-estar e o de toda a nossa família. É por isso que o Centro de Patologia Clínica disponibiliza a vacina quadrivalente contra a gripe, que protege contra quatro diferentes tipos de vírus influenza, incluindo a cepa H3N2 Darwin.

A vacina contra gripe pode ser aplicada em crianças acima de seis meses, adultos, gestantes e idosos. Vale lembrar que crianças entre 6 meses e 8 anos e 11 meses que recebem a vacina pela primeira vez, precisam tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Neste momento, a proteção é a sua melhor escolha! Converse sempre com seu médico!

Confira algumas perguntas frequentes sobre a vacina da gripe:

Quem deve tomar a vacina?
Todas as crianças com mais de 6 meses, adultos e idosos que queiram se proteger contra a gripe devem tomar a vacina se não houver contraindicações.

É importante vacinar-se todos os anos?
Sim, a vacinação anual é muito importante. Isso não somente porque a proteção conferida pela vacina cai progressivamente, mas também porque os subtipos de vírus circulantes no meio ambiente variam de ano a ano. É por isso que a composição da vacina muda todo ano.

A vacina contra a gripe é eficaz contra o novo Coronavírus?
A vacina contra a gripe não previne a infecção pelo novo Coronavírus.

Em qual unidade a vacina está disponível?
Está disponível, a partir de 30/03, das 6h às 15h, na unidade Lagoa Nova: Av. Lima e Silva, 2822

É necessário agendar?
Não.

Qual o valor da vacina da gripe?
R$ 65,00.

O que é a gripe?
A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus influenza. Os principais sintomas da doença são febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, perda de apetite, tosse (em geral seca), dor de garganta e coriza, que duram cerca de uma semana.
Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas ou com outras doenças crônicas têm maior risco de evoluir com complicações, como pneumonia.

Como a gripe é transmitida?
A gripe se dissemina por meio de gotículas das secreções respiratórias de pessoas infectadas, que são lançadas no ar por meio de tosses ou espirros, depositando-se no nariz, boca ou vias respiratórias do indivíduo receptor. Também é transmitida pelas mãos contaminadas com o vírus.

A vacina contra gripe pode causar a doença?
Não. A vacina é inativada e desta forma ela não causa gripe. Contudo, é importante saber que a vacina não impede 100% das infecções, mas atenua a intensidade dos sintomas e, sobretudo, pode evitar as complicações. Outro fato importante é que a vacina protege somente contra as infecções causadas pelos tipos de vírus influenza contidos na composição daquele ano, mas não protege contra outras viroses respiratórias, como, por exemplo, o resfriado comum.

Existe alguma contra-indicação para tomar a vacina?

  • A vacina não deve aplicada em crianças menores de seis meses de vida.
  • Para pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores a vacina é contraindicada.
  • Precauções: pessoas com doenças febris agudas, com história de reações alérgicas a doses anteriores ou de alergia grave ao ovo ou que já tiveram síndrome de Guillain-Barré após imunização prévia devem realizar avaliação médica antes da imunização.

Estou com sintomas respiratórios, posso me vacinar?
Sim, se os sintomas respiratórios forem leves, pode se vacinar. Se houver febre, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro.

A vacina atual contém o subtipo H1N1?
Sim, a composição da vacina quadrivalente de 2022 inclui o influenza A (H1N1).

A vacina atual contém o subtipo H3N2?
Sim, a composição da vacina quadrivalente de 2022 inclui o influenza A/Darwin/ (H3N2).

Mudou alguma coisa da vacina do ano passado para a vacina atual?
Sim, em geral, a vacina de gripe é modificada todos os anos. Esse ano, as cepas contidas na vacina são:

  • cepa tipo A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09
  • cepa tipo A/Darwin/9/2021 (H3N2)
  • cepa tipo B/Austria/1359417/2021
  • cepa tipo B/Phuket/3073/2013

Eu tomei a vacina trivalente, posso me vacinar com a vacina quadrivalente?
Não há indicação formal para isso, mas se você tem alguma condição de base que indique a aplicação da vacina, a vacina quadrivalente poderá ser aplicada, respeitando-se o intervalo de 4 semanas entre as doses.

Voltar