VACINA CONTRA HERPES ZÓSTER – R$800,00
O que é?
Vacina contra Herpes zóster inativada recombinante que protege contra o vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que provoca a catapora. Também conhecida no mercado como vacina Shingrix.
Qual doença ela previne?
A vacina previne contra a doença da Herpes Zóster e suas complicações.
Como é aplicada a vacina contra Herpes Zóster?
A aplicação da vacinação contra herpes Zóster é Via intramuscular.
Principais Indicações da vacina Shingrix:
- Está indicada como rotina em pessoas acima de 50 anos.
- Para pessoas portadoras de condições clínicas que aumentem o risco de ter Herpes Zóster, a vacina pode ser aplicada a partir dos 18 anos, com solicitação médica.
- Pacientes que tomaram a vacina contra Zóster de vírus vivos atenuados (Zostavax®) podem tomar a vacina recombinante (Shingrix®) com um intervalo mínimo de 2 meses após.
Contraindicações da vacina:
- História de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou após uma dose prévia da vacina.
- Não deve ser administrada em pessoas com riscos importantes de hemorragia (hemofilia, trombocitopenia, uso de anticoagulantes, outros distúrbios de coagulação).
- A vacinação deve ser adiada em indivíduos que sofrem de uma enfermidade febril aguda grave.
- Gestação: Não há dados do uso de Shingrix® em mulheres grávidas. Como medida de precaução, o uso em gestantes não é indicado.
- Lactação: o efeito nos lactentes amamentados após administração de Shingrix® em suas mães não foi estudado. Não se sabe se a vacina é excretada em leite humano. Para lactantes, é obrigatória a apresentação de receita médica.
Reações adversas da vacina contra herpes zóster:
Reações locais: dor, vermelhidão e enduração no local da aplicação.
Reações sistêmicas: febre, cefaleia, fadiga, sintomas gastrointestinais (náusea, vômito, diarreia e/ ou dor abdominal) e mialgia (dor muscular), com início de 6 a 12 horas após a vacinação, podendo persistir por um ou dois dias.